PARECER DO CÕNEGO JOSÉ GERALDO VIDIGAL DE CARVALHO SOBRE A DATA DO DIA DE VIÇOSA
A data 30 de setembro como comemoração do dia da Cidade de Viçosa está correta.
A 30 de setembro de 1871 pela lei 1817 a freguesia de Santa Rita do Turno foi elevada a VILA. “No Brasil durante muito tempo, a data correta da fundação de municípios antes da proclamação da República era o dia da criação da vila. Com a vila o arraial ou a freguesia adquiria a sua autonomia político-administrativa, passando a constituir uma câmara de vereadores, com direito de cobrar impostos, e baixar "posturas" que eram espécies de leis municipais, recebia ainda um "juiz de fora", pelourinho e cadeia pública”.
Viçosa foi elevada à categoria de Vila, dia 30 de setembro de 1871. data faustosa do início de sua organização jurídica
Dia 30 de setembro de 1971, sendo Prefeito de Viçosa Dr. Raimundo Alves Torres, o Arcebispo de Mariana, notável historiador, celebrou em frente ao Santuário Santa Rita perante as autoridades, milhares de fiéis e vários sacerdotes a Missa de Ação de Graças pelo Centenário da elevação a Vila. Grandes cidades, por exemplo, como Juiz de Fora, Resende, comemoram o dia da cidade na data da sua elevação a Vila
O fato histórico mais importante se deu em Viçosa dia 30 de setembro, embora A VILA tenha sido INSTALADA DIA 22 DE janeiro DE 1873, ela foi criada dia 30 de setembro de 1871. A Oração gratulatória do Arcebispo Dom Oscar de Oliveira PELO CENTENÁRIO DE VIÇOSA está publicada na primeira página do jornal O ARQUIDIOCESANO, DO DIA 11 DE OUTUBRO DE 1971. Dia 30 de setembro de 1961 convidado pelas autoridades civis e eclesiásticas de Viçosa este depoente proferiu oração gratulatória no Santuário Santa Rita pelos 90 anos da elevação de Viçosa a Vila, como consta no Livro “Temas Finais”
Ita in fide sacerdotis et magistri.
Viçosa, 26 de agosto de 2013
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário