domingo, 23 de fevereiro de 2014

BODAS DE OURO MATRIMONIAIS

BODAS DE OURO MATRIMONIAIS
 DE LUIZ CARLOS E MARIA NOÊMIA

Oração Gratulatória proferida pelo Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho dia 22 de fevereiro de 2014 no Santuário Santa Rita de Cássia em Viçosa (MG), na Missa de Ação de Graças concelebrada com cinco sacerdotes.

Cantai a Deus um hino de Ação de Graças (Col 3,16)

Este é o convite que hoje faz o grande Apóstolo Paulo.
Eis, realmente, chegado o grande dia das Bodas de Ouro Matrimoniais do Diácono Luiz Carlos Lopes e Maria Noêmia Ferreira Lopes.
É um acontecimento notável, importante: 50 anos da recepção do Sacramento do Matrimônio!
Fato comemorado na mesma Igreja, no mesmo horário, no mesmo dia da semana, na qual se acham os restos mortais do sacerdote que presidiu a cerimônia religiosa deste enlace matrimonial em 1964, o saudoso Pe. Carlos dos Reis Baeta Braga, um dos construtores deste Santuário.
 Cerimônia presidida pelo mesmo sacerdote que há 25 anos, em 1989, abençoou as Bodas de Prata deste modelar casal, que é honra de famílias ilustres, glória de uma cidade e da Universidade Federal de Viçosa.
É de se notar que alguns padrinhos deste casamento hoje aqui estão presentes: Francisco Carlos Ferreira, Flávio Couto, Lúcia Simonini, Maria da Conceição Rolim Simões e, outrossim, as Damas de Honra Ângela Moura Stock e  Beatriz Moura e o Pajem Paulo de Carvalho. A mesma ilustre pessoa, Lúcia Simonini, que ornamentou a Igreja para o casamento e as Bodas de Prata, também a ornamentou para as Bodas de Ouro!
Tantas coincidências são também sinais de que esta comemoração está repleta de significado e de mensagens preciosas.
50 anos passados, aqui estão os filhos, netos,  outros parentes, afilhados e amigos numa só prece, num só aplauso, numa só manifestação de gratidão pelos exemplos, pelo apostolado, pela irradiação da bondade que apenas a nossa Igreja proporciona.
         Júbilo incontido do Dr. Luis Carlos, notável médico; do Dr. Marco Aurélio, médico veterinário e sua esposa Bretânia, com os filhos Leonardo e Oliver; Dr. Paulo Roberto e sua consorte Eliana, notáveis odontólogos e os filhos Bruno e Diogo; Dr. Sérgio Henrique e Dr. Eduardo José, renomados otorino-laringologistas.
Dia de festa, dia de Ação de Graças!
Prezadíssimos Luiz Carlos e Maria Noêmia, todos que aqui estamos agradecemos a Deus pela vossa vida, pelas maravilhas que o Senhor tem feito por vós – mirabilia Dei.
Não vamos recordar neste momento os pormenores antológicos de uma existência admirável o que exigiria muitas e muitas horas, mas exaltemos todas as vossas vitórias, ofereçamos a Deus todas os vossos sacrifícios, todos os troféus que acumulastes através de uma trajetória luminosa, luzente, lucíflua.
Conhecemos os vossos lauréis no Brasil e nos Estados Unidos, mas só Deus sabe os pormenores e o segredo de todas estas vitórias.
Neste instante basta que nos lembremos de que muito se ufanam os Departamentos de Economia Doméstica, Nutrição e de  Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, nos quais vossas atividades atingiram o ápice da perfeição profissional. Justas as homenagens que através dos anos lhes foram prestadas por esta Universidade como está registrado na internet.
Sobretudo, porém, 50 anos ministrando uma educação primorosa aos filhos e manifestando a todos os parentes aqui residentes ou no glorioso Estado de Goiás, toda atenção, toda solidariedade.
Tudo isto porque sois cristãos profundamente convictos e exemplares.
Os filhos a herdarem tantas virtudes e a manifestarem tal inteligência que ficou célebre o dito de que quando um deles entrava no antigo Vestibular para uma vaga na Universidade no Brasil  uma delas de antemão já estava ocupada.
Hoje mostrais a toda sociedade como a força de um amor bem vivido santifica, purifica, leva a galardões no tempo e na eternidade.
Vós vos espiritualizastes na dileção mútua, porque sempre imersos no amor de Deus.
 Alegrias e dores, júbilo e trabalhos intensos, mas vividos à sombra do poder do Ser Supremo, à luz de suas bênçãos.
Hoje saudamos aqui um Diácono que tem feito um apostolado admirável quer junto dos Vicentinos, quer nos serviços da Igreja, sobretudo presidindo outros casamentos, sendo um dos ministros mais procurados para estas cerimônias.
Já se cunhou até o lema: “O Diácono Luiz Carlos Lopes é um referencial da Igreja Católica em Viçosa”!
Maria Noêmia, a artista de Deus, colocando seus dotes musicais a serviço da Liturgia, embelezando as principais solenidades, exaltando figuras do clero e da sociedade, compositora de peças consagradas, aplaudidas, sobretudo, em Viçosa e Mariana.
Estes são fatos memoráveis que neste dia se relembram mostrando a relevância desta comemoração.
Hoje lá no céu dois grandes Arcebispos de Mariana que visitaram tantas vezes este casal exemplar, D. Oscar de Oliveira e D. Luciano Mendes de Almeida, estão também se rejubilando  por este 22 de fevereiro de 2014., sendo que D. Luciano presidiu a comemoração dos 40 anos deste Casamento.
Neste dia o Sacramento do Matrimônio é, de fato, glorificado diante de um mundo que desconhece o verdadeiro amor. 
Pela vossa experiência estais a dizer a todos que o verdadeiro amor existe, mas que ele deve ser alimentado com realizações fulgurantes como estas aqui hoje recordadas.
Lançando o vosso olhar sobre 50 anos passados podeis dizer com São Paulo que o amor é paciente, serviçal, generoso, desinteressado. Que a verdadeira dileção perdura sempre.
No agradecimento especial a Deus nesta cerimônia se incluem tantas consolações como as vitórias de vosso filhos em profissões tão importantes para o Brasil e os Estados Unidos.
Continuai revestidos deste amor que vos trouxe a 50 anos atrás ao altar do Senhor, amor que foi crescendo dia a dia iluminando a sociedade e mostrando que a verdadeira dileção é possível para almas nobres que nunca fazem pactos efêmeros.
Estareis deste modo irradiando a essência, a quididade da Boa Nova que Jesus oferece a toda a humanidade.
Verdade esplêndida que São João aprofundou no seu Evangelho. Aí se patenteia que Cristo, o Salvador, é a revelação viva do amor do Pai, nele estando a plenitude deste amor eterno Ele que pôde então preceituar como seu mandamento maior “Amai-vos uns aos outros”.
Eis o segredo do dinamismo desta vida admirável que ostentais no grêmio da Igreja, na concretização do alerta do Mestre divino:”Vós sois sal da terra, luz do mundo” (Mt 5, 13 e ss).
Que então a palavra de Cristo, a pessoa de Cristo continuem habitando em vossos corações.
São Paulo aconselhava: “Cantai a Deus um hino de Ação de Graças (Col 3,16) e esta recomendação, de fato, calha peculiarmente nesta Missa gratulatória na qual se fez esta maravilhosa recapitulação de alguns dos feitos de duas  existências pautadas no amor a Deus, aos filhos, noras e netos, parentes e amigos, numa fidelidade e dedicação admiráveis ao Evangelho.
Por tudo isto deixamos junto do Altar os votos de que longa prossiga a vossa vida, bem além  das bodas de diamante, a serem
comemoradas daqui a dez anos.
Gratias agimus tibi, Domine – Nós vos damos graças ó Senhor, pelas maravilhas que realizais em Maria Noêmia e Luiz Carlos, faróis de sua família, baluartes da Igreja, fiéis epígonos de Cristo, apontando a muitos os caminhos da verdade e da virtude, porque suas vidas estão fundidas, solidificadas nos bronzes do Evangelho!
Obrigado, Senhor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário