O DINHEIRO A SERVIÇO DO BEM
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
Sábio pedagogo, Jesus ensina a
seus seguidores o emprego correto dos bens materiais que são adquiridos pelo
dinheiro. (Lc, 16,1-13).Sua sentença é lapidar: “Não podeis servir a Deus e as riquezas”.
O verdadeiro cristão não é proprietário de nada, mas deve ser um gerente sábio
de tudo que recebe do seu Senhor Onipotente. Todos darão contas ao Ser Supremo
de tudo que dele receberam, ou seja, o modo como empregaram as dádivas divinas
neste mundo. De plano, todo desperdício é condenado e, sobretudo, o uso do
dinheiro advindo da iniquidade e aplicado para o mal. Entretanto, com a mesma
astúcia condenável com que os perversos, como o administrador da
parábola, se utilizam de suas posses, para obter favores, os bons devem se
valer do próprio dinheiro para alcançar uma recompensa eterna. Isto,
evidentemente, se dá quando nenhuma quantia á malbaratada, mas drenada para as
necessidades próprias e de seus dependentes e para a ajuda oportuna aos mais
necessitados. Deus não pode aprovar nenhuma atitude imoral, mas gratifica toda
e qualquer ação justa, reta, eticamente honesta. O dinheiro, fruto de um
trabalho consciencioso, deve, portanto, aproximar o cristão de Deus. É célebre
o ditado: “Quem dá aos pobres empresta a Deus”. Esmola, contudo, bem
direcionada para as obras sociais paroquiais, para as atividades dos vicentinos
e outras associações de caridade. É que uma outra recomendação de Jesus não
pode ser esquecida: “Ajuntai para vós tesouros no céu” (Mt 6,19). Deste modo, o
bom emprego do que se possui se torna um instrumento de partilha e fomenta a
amizade. Assim sendo, o dinheiro não é mau em si mesmo e pode abrir a porta
para muitas ações boas e louváveis. É, porém, fonte de muitas tentações a serem
vencidas, mesmo porque ninguém deve ser dele um escravo. Torna-se então
dinheiro da iniquidade, da injustiça, da opressão. A segurança que as riquezas
oferecem são ilusórias, mas perene deve ser a confiança na Providência de Deus
que nunca deixa faltar nada aos que O temem e servem. Deus sempre está ao lado
dos honestos. Servir, portanto, tranquilamente apenas a Deus, combatendo o
amor-próprio, o egoísmo, o poder pelo poder. Foi a ambição que levou Judas
Iscariotes à mais vil traição da História. O alerta de Cristo, sobre as
riquezas vale para qualquer contexto sócio-econômico, sobretudo para o atual,
situação marcada pelo consumismo, pela corrupção edênica, pelo endeusamento da
fortuna adquirida por meios lesivos ao próximo e a toda a nação. Se as
autoridades, os poderosos deste mundo não dão um bom exemplo, pessoalmente o
cristão não se deixa contaminar por esta onda de perversidade, aprovando os
desvios do dinheiro público que a todos pertence e as falcatruas que se
multiplicam nos mais diversos setores da sociedade. O necessário aos
pobres serve, tantas vezes, para o
supérfluo dos ricos, tornando-se assim o dinheiro
adubo do demônio. Todo cuidado é pouco com as propagandas enganosas, dado que
os fabricantes de mentiras são useiros e vezeiros em fabricar falsidades. Jesus
situa seu discípulo numa alternativa de sucesso honesto ou de uma idolatria
perversa do mal. Paulo Setúbal no seu magnífico livro “Confiteor”, escreveu: “A
paixão do dinheiro, não há dúvida, é paixão capital, avassaladora, que
entorpece, que embota, que abrutalha, que sufoca todas as nobrezas do coração
do homem. A paixão do dinheiro é a paixão que se opõe com mais força à Paixão
de Cristo. O dinheiro é a matéria; Cristo é a espiritualidade. Treva e luz; noite
e dia. Dinheiro e Cristo. Enquanto o mundo for mundo, a paixão de Cristo e a
paixão do dinheiro não poderão jamais andar juntos”. O notável escritor
decoficou bem o que Jesus afirmou: “Não podeis servir a Deus e as riquezas”! * Professor
no Seminário de Mariana durante 40 anos.
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